Ultimamente, esse termo Inbound Marketing, nunca esteve tão em alta na mídia e por profissionais de marketing.
O fato é que as empresas entenderam que essa técnica é excelente para captação de novos clientes e retenção dos atuais, através de um ROI superior ao obtido do que em campanhas tradicionais, porém em um espaço de tempo maior.
Mas primeiro, o que é Inbound Marketing?
É o conjunto de técnicas utilizado para geração de conteúdo de valor com foco em geração de leads, retenção de clientes e valorização da marca.
Funciona como um relacionamento criado com o seu target, cujo propósito, ao final desse funil, será a conversão ou mesmo, a manutenção do mesmo na base de clientes ativos.
Esse conceito é do autor (Wilson), que procurou adaptar para uma realidade de entendimento mais prática e fácil entendimento de todos os stakeholders do processo.
Quais as vantagens dessa técnica?
Aumento dos leads para a área de vendas Integração entre as áreas de marketing, vendas e tecnologia – cada vez mais próximas em trabalhos como esses Percepção positiva dos clientes e targets Atualização constante dos colaboradores da empresa e clientes ROI superior, quando comparado às campanhas tradicionais
Como implementar uma boa estratégia de Inbound Marketing?
- Consulte um profissional especializado no tema, essa é a principal regra!
- A aplicação do Inbound requer alto conhecimento técnico e exige uma visão 360 do negócio, mercado e marketing
- A aplicação do Inbound requer alto conhecimento técnico e exige uma visão 360 do negócio, mercado e marketing
- Definição de funil de Inbound Marketing
- Escolha da ferramenta de automação e configuração da mesma
- Inicio do projeto
- Acompannhamento dos indicadores
- PDCA – Plan Do Check Action
O Inbound Marketing tem transformado empresas e encantado as áreas de marketing e vendas, pois se aplicado corretamente, com certeza os resultados serão os melhores possíveis.
Ficou interessado?
Wilson Silva é graduado em marketing, bacharel em ciências contábeis e faz mestrado em gestão de negócios pela FIA – Fundação Instituto de Administração, cujo tema de pesquisa é Inbound Marketing. Possui mais de 15 de experiência em gestão de áreas comerciais e marketing do segmento de serviços.